Categorias

As coisas não precisam ser tão complicadas.

Categoria: Soluções Criativas
Autor: Johnny Fragoso
Data: 27.03.2012

A partir de agora você está convidado a conhecer as soluções mais criativas para vários enigmas que há muito tempo vêm aguçando nossa curiosidade. E para provar que a TX Publitex é a agência que descomplica sua vida, nada melhor que começarmos com um ótimo desafio: O cubo mágico de Rubik.

O tradicional cubo mágico de Rubik (este é o nome de seu criador, o húngaro Ernõ Rubik) é composto por 54 faces de 06 cores diferentes. O objetivo desta brincadeira é fazer com que todos os seis lados do cubo sejam alinhados com peças de uma única cor. Abaixo, montamos um passo a passo para que você consiga finalmente resolver esse quebra cabeça.              

Antes de tudo, precisamos entender que o cubo mágico é dividido em:

· 08 cubos de canto (03 cores)

· 12 cubos de borda lateral (02 cores)

· 06 cubos centrais (01 cor)

· 03 camadas (superior, inferior e mediana)

 

 

Agora que já sabemos como o cubo é dividido, o primeiro passo consiste em formar uma cruz no lado superior do cubo com peças de uma única cor.

 

 

Em média você precisará de no máximo dois ou três movimentos para executar este procedimento.

2° Passo:

Você deverá posicionar os cubos de borda da camada mediana do cubo mágico de acordo com as cores escolhidas para este lado.

DICA: Para este passo você deverá executar um movimento denominado “Sequência trocadora de bordas” que consiste em trocar dois cubos de borda de posição mantendo suas cores ao mesmo tempo em que força dois cubos da camada inferior a trocarem de posição ao mesmo tempo. 

 

 

3° Passo:

Agora será necessário posicionar os cubos de borda da camada inferior seguindo a orientação das cores corretamente. Para isso será necessário usar a sequência trocadora de borda posicionando os quatro cubos de bordas inferiores, mas trabalhando apenas na camada inferior.

 

 

4° Passo:

Você deverá manter os cubos de canto em suas respectivas posições. Neste passo não se faz necessário seguir corretamente a orientação das cores. Com o cubo na posição indicada a sequência trocadora irá inverter 03 cubos de canto de posição mantendo o restante dos cubos inalterados. 

 

 

5° Passo:

É hora de corrigir as cores dos cubos de canto.

DICA: Aqui utilizaremos uma sequência giradora de canto para a direita ou para a esquerda. Esta sequência giradora para a direita irá rotacionar um cubo de canto em sentido horário forçando o próximo cubo a girar no sentido anti-horário. 

 

 

Ao fim desse movimento o seu cubo mágico estará perfeitamente alinhado pelas cores e em todas as faces ao mesmo tempo. 

Fácil não? É a TX descomplicando seus problemas.

Continue praticando e sempre que possível utilize um cronômetro para registrar o tempo de sua façanha.  

Até a próxima solução criativa TX PUBLITEX!